Reunião de Cátedra conjunta

Educação em Seguros,

Inovação e Gestão Operacional,

e Saúde

 

Dia 23 de abril de 2020, a Cátedra de Educação em Seguros, coordenada pelo Acadêmico Sergio Nobre, se reuniu com a Cátedra de Inovação e Gestão Operacional, coordenada pelo Acadêmico Sérgio Hoeflich e com o Acadêmico Josafá Ferreira Primo, coordenador da Cátedra de Saúde, para realizarem uma análise sintética do atual estágio da pandemia de COVID-19 e apresentarem propostas de ações contributivas das Cátedras de Educação em Seguros, Inovação e Saúde na recuperação do mercado pós crise da pandemia.

Clique aqui e confira a reunião!

 

As premissas e a finalidade da reunião

 
Tendo sido estruturada a partir de conversas prévias com os convidados a apresentar suas análises de forma resumida para serem gravadas durante a reunião e oportunamente disponibilizadas para a Diretoria da ANSP deliberar sobre a distribuição pública do conteúdo da reunião. 
 
 
Objetivo da reunião
 
Apresentar uma análise sintética do atual estágio da pandemia de COVID-19 e apresentar propostas de ações contributivas das Cátedras de Educação em Seguros, Inovação e Gestão Operacional, e de Saúde na recuperação do mercado pós crise da pandemia.
 
 
Roteiro e pauta da reunião
 
Documento orientador da reunião: Os Riscos dos Técnicos e dos Operadores da Saúde - Série: Da Pandemia do COVID-19 à histeria 4.0! O risco é 5.0?
 
 
 
Desta forma o planejamento desta reunião considera que os participantes façam distintas abordagens sobre a Pandemia de COVID-19 sejam elas:
 
 
Abertura da reunião:
 
- Sergio Nobre:  Apresentação dos presentes e considerações iniciais.
 
- Sérgio Hoeflich: Apresentação das premissas, finalidade, objetivo e roteiro da reunião. (5 min)
 
 
1) Apresentação das  Inovações tecnológicas observadas ao longo da crise, para o controle dos efeitos e mitigação da infecção.
 
- Sergio Nobre: contribuiu com a sua experiência internacional no desenvolvimento de processos e sistemas.
 
As considerações das observações do processo a partir de um país do Oriente e como a aplicação de tecnologias e da inovação são fatores de aceleração da retomada da atividade econômica, pela pronta reação e acionamento dos controles dos riscos durante a crise da pandemia. (15 min)
 
 
2) Apresentação das experiências recém adquiridas com o advento da pandemia de COVID-19 para o segmento saúde.
 
- Josafá Primo: fez avaliação sumária do emprego da telemedicina, a aceleração dos processos de validação dos protocolos médicos para tratamento de infecções oportunistas e a gestão dos riscos dos contratos de saúde suplementar, com o emprego de metodologias e tecnologias inovadoras.
 
A contribuição do segmento de Saúde suplementar no gerenciamento da crise causada pela pandemia. (15 min)
 
 
3) Apresentação das novas demandas de capacitação dos gestores de riscos para mitigação de impactos pós crise.
 
- Sérgio Hoeflich: apresentou os desafios e oportunidades na formação e especialização dos gestores de riscos a partir das reflexões apresentadas nos artigos publicados no Linkedin em parceria com os Confrades Alfredo Chaia e Josafá Primo.
 
Contribuiu com as observações da experiência do emprego do EAD em programas de pós graduação de longa duração e a relevância na formação dos gestores de riscos para a fase recuperação após a pandemia. (15 min)
 
 
4) Perguntas dos Acadêmicos convidados
 
a) Os Acadêmicos tiveram 1 min para apresentarem as suas perguntas aos apresentadores dos tópicos da reunião.
 
b) Os palestrantes tiveram 3 min para responderem às perguntas formuladas pelos presentes.
 
 
5) Encerramento
 
As perguntas que por ventura não tenham sido respondidas, assim como os comentários sobre este debate e as referências poderão ser feitas no também no artigo publicado no perfil do Linkedin do Confrade Sérgio Hoeflich.
 
 
 
O Moderador, Coordenador da Cátedra de Educação em Seguros, Confrade Sérgio Nobre tomou a palavra e fez os agradecimentos e as despedidas.
 
A reunião foi encerrada com 1 hora e 35 min de gravação realizada através de Plataforma Zoom com a gravação e produção da Oficina do Texto.
 
 
Compartilhe